fabiana lima

quinta-feira, 18 de março de 2010

MAGAZINE LUIZA Uma História de Sucesso

Bibliografia



Informações baseadas no texto com reposta próprias

http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/6-p-s-do-marketing/22695/




1. Descreva as estratégias utilizadas pelo Magazine Luiza no seu
composto ou variáveis do Marketing Mix (6 P´s). Veja o livro de
referência das aulas com o mix de cada uma das variáveis e busque
mais informações em outras fontes como livros, artigos, internet, site da
empresa, etc.

o atendimento e a exposição. Estes dois fatores são tão importantes que, além dos tradicionais produto, preço, promoção e praça (distribuição), Parente defende a teoria dos seis P’s, onde duas novas variáveis se destacam: o P de Pessoal (atendimento e serviços) e o P de apresentação. Paixão, porque o entusiasmo do varejista e seus colaboradores é fundamental para o sucesso de sua operação


2. Faça uma pesquisa sobre os hábitos de compra de eletroeletrônicos por
parte do consumidor brasileiro de uma forma geral, e diga, na sua
opinião, como o ML poderá criar um conceito de loja que torne o espaço
mais interativo e proporcione a experimentação?

90% consumidores de eletrodomésticos , na grande maioria das vezes efetivam estas compras por força maior da necessidades ,outros 10% compram por achar que seus eletrodomésticos estão antigos ou vontade própria de se realizar uma renovação neste sentido .
Como o grande foco seria o consumidor classe media , e até mesmo classe media baixa onde os cliente podem optar por empréstimos pessoais e outros serviços financeiros.
Para que seu espaço seja interativo que tal estandes com demonstrações do produto , garantias estendidas, valores acessíveis , brindes na compra do produto . promoções como um queimão As lojas deveriam procurar entender o que é mais vendido em eletrodomésticos e efetivar uma super promoção para queima de estoque renovando assim suas mercadorias .quanto as mercadorias que se encontram fora de lihna essas sim deveriam serem utilizadas como focos de brindes em sorteios incentivando o consumidor a comprar o produto de pouca saída .

3-Identifique no texto e em outras fontes de consulta (internet, revistas,
livro e na própria loja, os pontos fortes e fracos e as oportunidades e
ameaças nos ambientes de marketing do micro e macroambientes que
possam maximizar o crescimento da empresa e/ou retraí-lo. Se
necessário, justifique sua interpretação e cite a fonte.

Conforme estudos na própria empresa Magazine Luiza,podemos concluir que os pontos fortes que sustenta a empresa são:
a- Distribuição das lojas com muito critério,observando e respeitando a realidade econômica e cada praça. Ex.:369 Lojas convencionais classe ( C/D) -23 Lojas em shoppings classe ( A/B ) - 62 lojas virtuais classe ( C/D ) e 01 site classes A/B ( Homens e mulheres acima dos 20 anos.)

b-Clientela formada , 15 milhões dados de 2010
c-Atendimento diferenciado
d- Publicidade nos veículos de mídias junto ao público,ex. domingão do Faustão
e- Outras empresas do grupo: financeira,seguradora e administradora de consórcios.

Ponto fraco: Podemos analisar que numa empresa como Magazine Luiza,com toda organização ,somente um erro ao mudar a estrutura ex. pessoal, qualidade dos produtos,atendimento,estruturas físicas,mudança radical na economia do país,danos causados pela natureza.


4. Na sua opinião, como o Magazine Luiza cria valor para seus clientes?
Sugira algumas ações específicas que podem ser implementadas no
relacionamento para gerar fidelização.

canal de distribuição não convencional,as “lojas virtuais”, em uma tradicional rede
de lojas de departamentos Em conclusão, verifica-se aviabilidade de o novo formato de varejo, que agrega instrumentos do varejo tradicional com ferramentas do comércio eletrônico, vir a se constituir num canal de distribuição eficaz, de baixo custo de implantação, capaz de se colocar como uma alternativa aos canais varejistas tradicionais.
Cada vez mais as organizações buscam se preocupar com a sua imagem “falada”, que é diferente da imagem publicitária, oficial, transmitida pelos canais formais de comunicação. A imagem comentada é aquela transmitida nas conversas entre amigos, é o burburinho, o buxixo, enfim, o boca-a-boca. É sabido que uma opinião transmitida por alguém que conhecemos, e a que damos crédito, é tão ou mais forte que uma mensagem transmitida pela própria empresa ou por seus vendedores.
É a velha lição de casa. A satisfação vem dessa boa gestão, portanto, é importante ser prudente na promessa e rigoroso no controle da qualidade dos produtos e serviços. É daí que nasce a reputação: da expectativa atendida continuamente. O diferencial da rede de lojas Magazine Luiza, e o tratamento amigável dispensado aos clientes e a impressão dada pelos vendedores de que sempre buscam a melhor solução ao consumidor.

- Ações especificas Ex. dia do pais,mães,criança,idoso etc. sempre cordial
- Deixar que o cliente cinta sempre à-vontade na sua escolha
- Passar sempre informações corretas , respeitar e transmitir confiança da empresa.'


5. Cite 2 sugestões estratégicas para que o Magazine Luíza possa
continuar crescendo apesar da fusão entre as Casas Bahia e o Grupo
Pão de Açúcar? Justifique. Pesquise o que outras empresas em
diversos segmentos fizeram para enfrentar este tipo de desafio.

Há clientes que se aproximam mais, seja para aprender e colher mais dados, seja para reclamar e exigir seus direitos. Nunca deixe de atendê-los, ouvi-los e respondê-los. O pior para sua imagem é não dar atenção a quem resolveu se aproximar. O ponto crítico é que, para dar essa atenção a mais, será preciso investir mais no atendimento e nos canais de atendimento, será preciso criar processos de feedback e gerenciar também esse grupo de clientes. Clientes não compram apenas seu produto. Compram sua história, sua técnica e sua experiência. Dissemine seu saber, crie narrativas em volta do seu produto e da sua organização, quanto mais o cliente aprender, mais ele terá o que comentar e mais significados ele encontrará para manter-se cliente. A disseminação, inicialmente, é promovida pelos meios de comunicação formais, mas sua força vem, principalmente, do envolvimento das pessoas, clientes e stakeholders, que replicam suas opiniões e experiências para frente.



6) Qual o nível de relacionamento que a Magazine Luiza mantém com seus
principais fornecedores, a partir do texto?


Há uma sincronização de ambas as partes , fizeram uma parceira Implantando com o objetivo de integrar os fornecedores mais importantes à nova visão e aos novos processos. fazer um planejamento conjunto, compartilhando seus conhecimentos e buscando reduzir as falhas.é feita a sincronização da entrega de itens novos
com o escoamento dos antigos, trabalha com um horizonte de 60 dias, o planejamento é feito em consenso entre as áreas de compras, logística e o fornecedor. focado na identificação da demanda real. São feitas reuniões semanais com o grupo tático afim de acompanhar o descolamento do planejado x realizado e promover ações corretivas de curto prazo. como análise dos resultados
do mês anterior sob o ponto de vista de planejamento e execução e por último
uma reunião trimestral com a presença da diretoria das empresas a fim de
prestar contas dos resultados e garantir o apoio necessário para continuidade do projeto.



7) Caso sua empresa fosse fornecedora do Magazine Luiza, que tipo de
análise de mercado seriam necessárias para manter um relacionamento
forte?


Uma negociação será eficazmente realizada na medida em que seja convenientemente administrada nas três fases do processo: 1) preparação (planejamento), 2) implementação (execução) e 3) administração do evento (controle). Nas organizações não é raro você lidar com situações de urgência para alcançar determinado objetivo. Quanto mais dependente de urgências ou emergências a negociação poderá ser comprometida pela dificuldade planejamento e execução para alcance de seus objetivos.



8) E se sua empresa fosse fornecedora do Magazine Luiza, quais
indicadores poderia utilizar para avaliar o desempenho e a relação?



Se você preferir ou puder, é bastante interessante fazer uma auditoria nas instalações dele, ou ao menos uma visita de avaliação. Inovar no design da comunicação é fundamental para agregar valor ao seu produto. É comum entre as empresas aumentar o envio de e-mail marketing, contanto que não pareça insistente ou apelativo.
Avalie o trabalho da concorrência e veja o que eles não estão fazendo. A preferência do consumidor vai para quem oferecer mais vantagens.
Outro ponto que considero importante é saber escutar o cliente (interno ou externo). Há uma diferença em ouvir e escutar. Nós temos os momentos de fraquezas, e nesses momentos precisamos ser ouvidos e compreendidos. Procure ver quantas oportunidades perdeu. Oportunidades que muitas vezes podem surgir de idéias de um simples subordinado que não escutamos. Veja quantas vezes bloqueamos a mensagem dos outros por defender a nossa sem dar oportunidade de argumentação a quem estar falando no momento? Quantas vezes nem sequer deixamos ele terminar e já fazemos o julgamento precipitado, dizendo que a mensagem ou a idéia não serve. Quantas vezes transformamos nosso colaborador em ouvinte? Será que ele tem que engolir tudo sem direito de contestar? Quantas vezes uma coisa sai errada porque não terminou de ouvir tudo como deveria?

Um comentário:

fabiana disse...

muito bom ..........
tirei 9,5