fabiana lima

domingo, 6 de dezembro de 2009

resposta trabalho de Marketing Social e Ambiental e – Marketing Internacional

Aluna : Fabiana Lima Moreira De Sabóia


Bibliografia


Informações baseadas no texto com reposta próprias
Http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?Base=./noticias/index.php3&conteudo=./noticias/amyra/creditos.html

Http://www.creditoscarbono.com.br/verinformativo.php?Informativo_id=2
Http://www.



1. Cresce a importância das auditorias nas grandes células sociais para avaliar os custos ambientais presentes e futuros. Cresce a importância da Contabilidade Social e Ambiental. Crescem os investimentos das células sociais na recuperação e preservação ambiental. O Ativo e o passivo ambiental não podem ser mais ignorados. Isto posto, a proposta do presente trabalho é demonstrar que a obtenção do selo de qualidade na gestão ambiental da empresa constitui-se de um diferencial competitivo capaz melhorar a imagem da organização perante o meio social em que esta instalada e atrair os mais exigentes consumidores, traduzindo-se em aumento do nível de vendas e consequentemente da lucratividade da empresa através do maior giro dos estoques.



2- O objetivo deste é discutir o desempenho ambiental da indústria brasileira e sua relação com a competitividade. O desempenho passado do setor, caracterizado por relativa negligência.
Nesta perspectiva dinâmica sobre os determinantes da competitividade, observa- se que as empresas de inserção internacional são aquelas que mais se preocupam com a questão ambiental.
A evolução da indústria brasileira numa perspectiva ambiental, evidencia seu perfil de potencial poluidor. O aumento da produtividade dos recursos é possível porque a poluição é,Muitas vezes, um desperdício econômico. Resíduos industriais, sejam sólidos,Líquidos ou gasosos, podem ser reaproveitados em diversos casos, utilizando para a co- geração de energia, extraindo substâncias que serão reutilizadas E reciclando materiais. Ao analisar o ciclo de vida do produto, há também
Outros desperdícios, como o excesso de embalagens e o descarte de produtos Que requerem uma disposição final de alto custo. Tanto o desperdício dos Resíduos industriais quanto os desperdícios ao longo da vida do produto estão Embutidos nos preços dos produtos, fazendo com que os consumidores Paguem, sem perceber, pela má utilização dos recursos. É neste sentido que a
Utilização mais racional dos recursos, somente possível através de inovações,Pode aumentar a produtividade e tornar a empresa mais competitiva: pela Redução de custos e/ou pela melhoria de seus produtos – pelos quais os Consumidores estariam dispostos a pagar mais.




3- A grande vantagem das tecnologias “limpas” está na possibilidade de reverter um custo em benefício. Ou seja, o que seria antes tratado como um problema (gastos adicionais para evitar emissões ou para pagar compensações, caso a redução de emissões não seja técnica ou economicamente viável) passa a ser uma vantagem (ganhos de rendimento ou produtividade). Trata-se, portanto, de uma das tais situações win-win que entraram no nosso vocabulário recentemente, onde o ganho de competitividade ocorre concomitantemente ao ganho social.
O objetivo deste é discutir o desempenho ambiental da indústria brasileira e sua relação com a competitividade. O desempenho passado do setor, caracterizado por relativa negligência.
Nesta perspectiva dinâmica sobre os determinantes da competitividade, observa- se que as empresas de inserção internacional são aquelas que mais se preocupam com a questão ambiental.
A evolução da indústria brasileira numa perspectiva ambiental, evidencia seu perfil de potencial poluidor. O aumento da produtividade dos recursos é possível porque a poluição é,muitas vezes, um desperdício econômico. Resíduos industriais, sejam sólidos,líquidos ou gasosos, podem ser reaproveitados em diversos casos, utilizandoos para a co- geração de energia, extraindo substâncias que serão reutilizadas e reciclando materiais. Ao analisar o ciclo de vida do produto, há também outros desperdícios, como o excesso de embalagens e o descarte de produtos que requerem uma disposição final de alto custo. Tanto o desperdício dos Resíduos industriais quanto os desperdícios ao longo da vida do produto estão Embutidos nos preços dos produtos, fazendo com que os consumidores Paguem, sem perceber, pela má utilização dos recursos. É neste sentido que a
Utilização mais racional dos recursos, somente possível através de inovações,Pode aumentar a produtividade e tornar a empresa mais competitiva: pela Redução de custos e/ou pela melhoria de seus produtos – pelos quais os Consumidores estariam dispostos a pagar mais.

4- A tarefa é difícil. Como traduzir, para crianças e adolescentes - e, claro, para os atuais adultos - o que significam os esforços internacionais - e seus conceitos - para resolver o maior problema que a humanidade já enfrentou, as mudanças climáticas.Apesar de seus problemas internos de preservação ambiental e da desigual Distribuição de riquezas, o Brasil tem uma valiosa contribuição a dar nesse sentido.O país possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo e já demonstrou Sua capacidade de criar energias alternativas, como aconteceu há 20 anos quando
Foi obrigado a criar o programa de álcool combustível durante a crise do petróleo.As empresas brasileiras têm confirmado essa capacidade, criando fontes de energia A partir de rejeitos industriais, para haver um agregamento na área do markenting ambiental é simplesmente deixa a transparência da empresa nos seus atos indicando seus procedimentos ambientais a vista de sua propaganda, oferecendo atos instrustivos de ambientalismo estimulados suas vendas junta ao meio ambiente .




5-com base nos termômetros a empresa consegue se programa na sua sustentabnilidade de custos futuros , com o acompanhamento as empresas se previnem em desgastes ambientais e financeiros desde, que se é feito as providências em cima das estastisticas.





6- Os números devem ser levados em conta os termômetros pelo fato de que quanto mais houver aquecimento maior será o gasto para sua recuperação , trabalhar em cima de projetos ambientalista custará um valor bem abaixo do que não se preocupar ,. Lembrando que os custos se elevaram a até 80% em valores reais para reparação . Por este fato é mais fácil prevenir do que remediar





7- Acredito que a 1 ação vem da concientização de seus integrantes, havendo concientização de quem trabalha ,gerencia e prospera na empresa tudo será mais fácil, pois o procedimento não caminhará sozinho somente pela vontade dos proprietários.
A segunda ação é a mais coerente, devemos vizualizar a área pela qual a empresa trabalhar e efetivar assim os procedimentos corretos a serem tomados . Exemplo : ( oficina mecânica) que tal começar a nãao jogar óleo queimado no chão ou no esgosto........
Outro ponto essencial e também de estrema importância seria a separação de maneira correta do lixo .assim já obteríamos um resultado bem amplo.

8- O estudo teve como objetivo mensurar a cadeia interna de valor da etapa de processamento do
Pinus como forma de evidenciar o resultado de cada fase do processo na formação do resultado
Econômico da empresa. Abordou-se a cadeia interna de valor como uma ferramenta gerencial
Necessária à formulação de estratégias para desenvolver vantagens competitivas. Caracteriza-se a pesquisa como exploratória, realizada por meio de estudo de caso em uma indústria madeireira localizada em Santa Catarina. Utilizando-se técnicas específicas – por exemplo, método de custeio direto, preço de transferência e custo de oportunidade , desenvolveram-se relatórios gerenciais sob a óptica da cadeia interna de valor. Como resultado, obteve-se um conjunto de informações econômicas, em nível estratégico e operacional, evidenciando aos gestores a contribuição de cada atividade da cadeia na formação do resultado econômico da etapa estudada. As que geraram maior contribuição à empresa foram as de secagem da madeira e de beneficiamento industrial.














9- Algumas experiências em países em desenvolvimento demonstraram que o marketing apresenta-se como uma importante ferramenta gerencial no combate a problemas de saúde. Suas possíveis aplicações e potencialidades têm incitado incipientes discussões entre profissionais da saúde e profissionais da comunicação. De outra parte, as ações comunicacionais implementadas pelas organizações de saúde no Brasil têm se apresentado pouco efetivas, calcadas, principalmente, nos modelos comunicacional de transmissão e de comunicação de massa. Uma abordagem de marketing social não se restringe à mera transposição dos métodos e técnicas do marketing social para a área social. Ela propicia, fundamentalmente, uma nova forma de ver e entender as questões sociais, daí se originando novos métodos e estratégias de intervenção. O marketing social é, na verdade, uma tecnologia de gestão do processo de transformação social. O marketing empresarial nas suas aplicações pelas organizações tem como objetivo a troca de produtos e serviços pertinentes e com qualidade por recursos financeiros, satisfazendo (ou buscando satisfazer), assim, permanentemente, as necessidades tanto das próprias empresas, quanto dos consumidores dos clientes. A utilização do marketing social, tanto pelos governos, quanto pelas organizações não governamentais, proporcionam (ou deveriam propiciar) a aceitação, principalmente, de produtos e idéias pelos clientes e usuários, com o intuito de contribuir para a satisfação das demandas sociais, recebendo, assim, apoio para a sua manutenção e uma razão para permanecer existindo. De outra parte, o denominado marketing enfocando à saúde pública, especificamente, pretende por fim fazer com quer as pessoas, os cidadãos e usuários, adiram a um determinado comportamento e/ou idéia, ou se beneficiem de um determinado produto, promovendo, então, a saúde da coletividade. Como, neste caso, o operacionalizador das técnicas de marketing é o próprio governo, o pagamento de tributos torna-se a moeda indireta de troca. É válido observar que neste caso as relações de troca são menos afetadas pela lógica de mercado e, portanto, tendem a ser menos afetadas pela racionalidade.Por que falamos em consumidor, cliente, usuário e cidadão

10- Quando um produto é certificado, significa que a matéria prima foi retirada de maneira social e ambientalmente correta e toda a cadeia produtiva, até chegar ao produto em si, também foi realizada dentro dos princípios e critérios estabelecidos pelo Conselho Brasileiro de Manejo Florestal – que é bem mais exigente do que a legislação do nosso país.


11- O Brasil que tem uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, tem também um enorme potencial na implementação de inúmeros projetos de energia limpa através de geração hídrica, de biomassa e eólica. Estes projetos são importantes para o combate ao aquecimento global, uma das maiores preocupações atuais da humanidade.

Identificação de potenciais projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e propostas de parcerias com diversas entidades públicas e privadas para o seu desenvolvimento;

Orientação e coordenação técnica, elaboração e desenvolvimento desses projetos com a indicação de técnicos altamente capacitados e empresas reconhecidas neste mercado que atuam no setor através de prestação de serviços nas áreas de consultoria, engenharia, projetos, departamento jurídico,instituições financeiras, entre outros;
- Indicação de instituições financeiras para captação de recursos na implantação do projeto;
- Orientação às indústrias brasileiras no sentido de perspectivas que podem obter no mercado de carbono global, indicando instituições financeiras para compra de créditos;
- Custódia de inventário de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) das indústrias.

Com esta parceria sai à frente das exigências ambientais e mercadológicas atuais e auxilia a indústria a conquistar uma parcela representativa do mercado de créditos de carbono.






12- Mudanças globais têm levado as empresas à internacionalização crescente de suas
Estratégias. Neste estudo, analisa-se o processo de internacionalização em pequenas e
Médias empresas do setor de componentes para calçados localizadas no sul do Brasil.
Este trabalho toma como base empírica o estudo de casos exemplares em práticas de
Internacionalização do setor em foco. Os resultados mostram que o modelo da Escola de
Uppsala oferece parcialmente uma base explicativa para o referido processo. As ações
Graduais em direção ao mercado externo e a prática da exportação são alguns dos
Aspectos que caracterizam o processo de internacionalização desenvolvido pelas
Empresas estudadas.
A internacionalização de empresas tem se processado de diversas formas e em
Diversos setores. Países como Estados Unidos, Alemanha, Japão, Suécia, entre outros,
Demonstram evoluções qualitativas e quantitativas em relação ao processo de
Internacionalização das empresas por meio do envolvimento acelerado ou gradual com
O mercado externo. Apesar de enfrentar várias dificuldades, empresas oriundas de países
Em desenvolvimento também têm demonstrado a capacidade de competir em mercados
Globais No caso brasileiro, a internacionalização das empresas tem se processado de forma lenta e tardia Mesmo assim,algumas empresas brasileiras passam por evoluções e experiências significativas em direção ao mercado internacional, principalmente após a abertura da economia nacional,ocorrida na década de 1990.





13- o referencial teórico destacou que o desafio das médias e pequenas empresas
Brasileiras, para atuarem mercado globalizado e competitivo, requer, cada vez mais, estratégias para
Inserção no mercado internacional. O consórcio de exportação é uma possibilidade estratégica
Considerando que as empresas têm a probabilidade de efetivarem relações comercias com o exterior
De maneira ágil e com menor custo. Os fatores identificados na literatura, para a operacionalização
Dos consórcios, foram os aspectos operacionais e estratégicos e também o apoio de instituições
Governamentais, como MDIC - Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e APEX-BRASIL - Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos. Como metodologia adotou-se uma pesquisa
Exploratória de estudo de casos. A pesquisa realizada constatou que os consócios de exportação têm
Viabilizado a internacionalização de pequenas empresas. Os principias benefícios estratégicos
Abordam a troca de experiência, a melhoria da competitividade, o rateio das despesas e também o
Apoio das instituições governamentais. Contudo, percebeu-se que falta da cultura em realizar
Negócios em conjunto e o individualismo dos empresários é avaliado como aspecto impactante e
Causador do insucesso da parceria.


14- Alguns ambientalistas reclamam que a venda de crédito de carbono criada pelo Protocolo de Kyoto concedeu aos países
Industrializados – especialmente Estados Unidos e Europa – o ‘direito de poluir’ e que a negociação tem um resultado financeiro
Maior que o ambiental. Na prática, os créditos de carbono funcionam como uma espécie de ‘cenoura’ que incentiva o empresariado
De todos os portes a investir em tecnologias mais limpas e a melhorar a eficiência energética a partir de investimentos estrangeiros,
O que no somatório dá uma trégua ao meio ambiente.
Iniciativas nesse sentido chegam ao Maranhão - que dispõe de parque industrial com 2.532 empresas segundo o cadastro de 2006
Da Federação das Indústrias - pelas mãos do setor cerâmico, mas o potencial em áreas como siderurgia e madeira e móveis é
Enorme. Os ceramistas se espelham no exemplo do vizinho Tocantins para, a partir do cultivo de arroz irrigado, criar combustível
Renovável da casca e assim substituir a lenha nativa ou mesmo de floresta plantada que alimenta os fornos.


15- O mundo atual passa por grandes transformações econômicas, políticas, sociais, que têm
Afetado o destino das empresas. Estas, para se adaptarem e serem competitivas nesse novo
Cenário, cada vez mais, buscam estratégias inovadoras baseadas em redes de empresas,
Parcerias e alianças. Em vários países, em particular no Brasil, tem aumentado muito nos
Últimos anos a formação de redes de empresas através do sistema de franquias, que consiste
Em uma parceria que se estabelece entre pessoas e empresas para exploração de um
Determinado negócio. Através das redes, as empresas se fortalecem para competirem e
Enfrentarem as ameaças na arena dos negócios. Estudos e pesquisas têm evidenciado o
Importante papel das franquias para o desenvolvimento econômico e social do nosso país.
Para as empresas, as franquias favorecem a expansão rápida e a baixo custo do negócio, para
Diversos locais distantes da sede. Por outro lado, geram oportunidades mais seguras para
Iniciantes na área empresarial e também possibilitam o acesso de consumidores a produtos
E/ou serviços de marcas consolidadas. Neste trabalho, abordamos alguns aspectos teóricos
Referentes às redes de empresas e franquias destacando suas diversas configurações, vantagens
E desvantagens bem como seus aspectos gerenciais e econômicos. A expansão do negócio,
Através de franquias, tem-se tornando uma importante estratégia empresarial para fortalecer
Sua marca.

16- Existe o risco dos certificados de carbono serem transformadas apenas numa operação financeira para dar lucros aos seus investidores e acabar não gerando nenhuma vantagem para o meio ambiente. Isto é, se os instrumentos econômicos forem uma promessa de capturar carbono no futuro.
Muitas vezes no caso dos incentivos florestais, quando muita gente pegou dinheiro subsidiado do Governo para plantar, mas não plantou ou recebeu dinheiro para plantar mil hectares, terminou plantando somente 200 hectares. Nestes casos, as travas para se proteger dos especuladores mau-intencionados estão sendo articuladas com o sistema de produção das commodities ambientais.
Para que isso não ocorra, seria necessário uma fiscalização . Qualquer empresa que quisesse efetivar sua abertura teria que deixar uma garantia para formalização de danos ambientais com renovação anual e assim sendo almentado ou diminuído relativamente com coerências de suas funções e necessidades, ou seja se o desempenho aumenta a garantia também aumenta se diminuir o desempenho a garantia diminuir, sendo que nesta garantia eu colocaria 3% do valor para medidas de imediato na natureza efetivando renovações em seu quadro devastado.


17- Como sempre o impacto acabaria sendo repassado ao público que utiliza os serviços aéreos, a empresa com certeza não irá se entorpece sozinha com um custo repassado a ela , porém friso novamente que o impacto seria repassado aos clientes de modo indireto para cobertura dos valores .

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